Alugar ou comprar o imóvel. Qual a melhor opção ?

Quem tem o desejo de morar sozinho ou de construir uma família sempre se questiona se é melhor alugar ou comprar um imóvel. Com certeza, a resposta imediata seria comprar um imóvel, assim você não teria que arcar com o aluguel e poderia fazer mudanças no imóvel, sem precisar depender do proprietário do imóvel.

Entretanto, dependendo do imóvel, da localidade e do valor, o aluguel pode ser a melhor opção em muitos casos. Independentemente da situação, é preciso avaliar os prós e contras de cada opção, para que assim você chegue à conclusão que melhor se adequa ao se caso.

Vantagens de alugar um imóvel

Uma das vantagens de alugar um imóvel é que o seu custo será bem menor. Você só precisará calcular os seus gastos mensais e verificar se eles cabem no seu bolso. Já se optar pela compra, geralmente tem um gasto maior.

Ao alugar, de certa forma, você também tem mais liberdade. Não estará preso ao imóvel, podendo se mudar assim que o prazo do contrato terminar. Quando você compra uma casa, fica com mais receio de vende-la ou de ir morar em outro lugar.

Desvantagens de alugar um imóvel

Por outro lado, há também algumas desvantagens em alugar um imóvel. Você ficará dependendo do proprietário do imóvel para muitas coisas, como se desejar fazer algum reparo, melhoria ou obra. O proprietário pode nem sempre estar aberto a esse tipo de conversa, por isso é algo bem ruim.

Outra desvantagem é que arcar com um aluguel não traz nenhum retorno para você. O valor tende a aumentar anualmente, o que já é outra desvantagem, e as parcelas podiam estar sendo guardadas para um investimento futuro, como aquisição de um imóvel próprio.

Porque investir na aquisição de um imóvel?

Existem várias maneiras para você obter a casa própria. Se optar por um imóvel na planta, por exemplo, terá mais tempo para pagar e geralmente o valor tende a ser menor. Sem falar que você pode juntar dinheiro durante uma longa fase de sua vida, até que decida investir na compra do seu imóvel. Dar um valor de entrada ajuda a reduzir os custos com os parcelamentos.

Obtendo uma casa própria ela será só sua, você poderá fazer todas as mudanças desejadas e não precisará depender ou esperar por alguém. Sem falar que com a possibilidade de usar o FGTS, tudo fica ainda mais fácil.

Feirão da CAIXA

No Feirão da Caixa você encontra imóveis para compra com preços acessíveis, geralmente abaixo do mercado imobiliário. O objetivo do evento é justamente oferecer imóveis a preços nunca vistos, permitindo que milhares de pessoas obtenham a casa própria.

No evento você encontra casas, apartamentos e imóveis ainda na planta, podendo usufruir de várias condições oferecidas pelo banco, além dos descontos disponibilizados pelas construtoras presentes. O evento é uma das melhores oportunidades para quem deseja obter a casa própria gastando menos e com diversas vantagens. No site do banco é possível obter mais informações.