Como usar o FGTS para financiar um imóvel?

O FGTS – Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço – é pago a todos os trabalhadores com carteira assinada. Ele pode ser retirado em vários casos, sendo um deles e o principal, quando o indivíduo quer adquirir a casa própria. É comum vermos bancos anunciando financiamentos onde o cidadão pode usar o FGTS, assim como empresas focadas em financiamentos e empréstimos.

No entanto, milhares de pessoas ainda têm dúvidas de como isso pode ser feito e de como isso contribui para o pagamento do financiamento. A seguir, você poderá tirar todas suas dúvidas sobre o uso do FGTS na compra do imóvel.

Como usar o FGTS pode ser benéfico?

Os bancos e empresas permitem que o cidadão use o FGTS para amortizar o saldo devedor. Ou seja, a quantidade de parcelas do financiamento permanece igual, o que muda é o valor. Usando o FGTS você paga uma parte do financiamento, diminuindo assim o valor total e das parcelas.

Isso é muito benéfico para famílias em que as parcelas estão tomando parte da renda total e para aquelas que não conseguem mais arcar com o valor mensal. Dessa forma, o valor das parcelas é diminuído, permitindo que as famílias continuem arcando com o financiamento.

Como utilizar o FGTS na compra do imóvel

O FGTS pode ser usado de diferentes formas na compra do seu imóvel. Além da possibilidade de pagar parte do saldo devedor, como explicamos anteriormente, o FGTS também pode ser usado para pagar parte do financiamento ou o valor total, no ato da compra.

Além disso, o FGTS pode ser usado para diminuir em até 80% o valor das prestações durante 12 meses, desde que o contrato do financiamento seja no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação.

Passo a passo de como usar o FGTS

Caso você tenha o desejo de usar o seu FGTS para um dos casos mencionados anteriormente, você deverá primeiro consultar o seu saldo. Ao consultar o saldo você também poderá descobrir o valor que poderá ser usado para comprar, amortizar o saldo ou as parcelas. A consulta do saldo pode ser feita no site da CAIXA (http://www.caixa.gov.br/), pelo aplicativo CAIXA Trabalhador ou em uma agência.

Depois de consultar você deve reunir todos os documentos necessários e entrega-los em uma agência. De modo geral, os documentos são: RG, Extrato de conta vinculada ao FGTS, Carteira de Trabalho, Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, entre outros.

Requisitos para poder usar o FGTS

A CAIXA impõe alguns requisitos que devem ser cumpridos pelos cidadãos que desejam usar o FGTS. Por exemplo é preciso ter, no mínimo, três anos de carteira assinada, não necessariamente em um período contínuo.

A pessoa não pode ter nenhum financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação, nem ser proprietário de um imóvel no município em que deseja financiar. Por último, é preciso trabalhar ou morar no munícipio em que deseja adquirir o imóvel.

Saque do FGTS para uso na compra de imóveis

Ao entregar os documentos no banco, o cidadão estará solicitando o saque do seu FGTS. Ao ser liberado, esse fundo é depositado diretamente na conta do vendedor do imóvel. Sendo assim, o cidadão que deseja adquirir o imóvel não tem contato direto com o dinheiro.

Até mesmo cidadãos com dívidas podem sacar o FGTS para usar na aquisição do imóvel. O FGTS demora em torno de cinco dias para ser liberado pelo banco. É importante ressaltar que na hora de solicitar o saque, você pode informar a quantia que deseja retirar do fundo, caso não queira usar todo ele. O FGTS pode ser usado na compra de um imóvel próprio, ou seja, no seu nome, e não de terceiros.