É vantagem financiar um imóvel usado?

Os imóveis usados são uma alternativa mais barata para quem deseja se mudar em breve sem gastar muito. Não parece, mas milhares de imóveis usados são vendidos diariamente no Brasil, pela facilidade de mudança e pelos preços que em muitos casos são muito acessíveis.

Entretanto, como saber se o imóvel realmente é uma boa escolha? Afinal, ele já foi usado, pode ter algum tipo de problema e gerar prejuízos no futuro. Para se certificar de que o financiamento de um imóvel usado é o melhor a se fazer, você precisa avaliar diferentes fatores e colocar na balança. A seguir, explicamos sobre os pontos positivos e negativos desse tipo de transação.

Liste tudo que você deseja que tenha no imóvel

Você deve fazer uma lista com tudo que você não abre mão que tenha no imóvel. É preciso ter uma garagem? Deve ser perto de algum lugar? Precisa ter varanda? Quantos quartos você deseja? Tudo isso é importante para que você consiga escolher o imóvel que atenda às suas necessidades.

Além disso, depois de visitar os imóveis, será mais fácil lembrar o que cada um oferece, de acordo com o que está na lista.

Visite o imóvel

Você sempre deve visitar um imóvel antes de compra-lo, principalmente se já for usado. É preciso observar o estado físico de cada peça, como está a aparência de cada local, se possui algum problema, se está bem cuidado, essas coisas. Procure também por vazamentos, rachaduras, veja se tudo está conforme o esperado.

Imóveis mais antigos geralmente precisam de alguma melhoria, mas dependendo do valor, a compra vale a pena.

Vantagens de comprar um imóvel usado

Ao financiar um imóvel usado você tem a vantagem de que o imóvel com certeza será mais barato do que um novo, sem falar que a imobiliária ou construtora pode estar aberta a negociações. Mas como mencionamos, você sempre deve visitar o imóvel, considerar os prós e contras, e verificar a situação do imóvel.

Além disso, grande parte dos documentos do imóvel já podem estar pagos, mas não descarte a possibilidade de ter que gastar passando-os para o seu nome.

Financiar um imóvel usado com a CAIXA

A Caixa Econômica Federal possui uma linha de crédito voltada para o financiamento de imóveis usados através do Sistema Financeiro de Habitação. Todos os imóveis estão em boas condições e você ainda tem a possibilidade de usar o FGTS no momento da compra ou posteriormente para amortizar o saldo devedor e as parcelas.

Ao financiar com a Caixa você obtém a vantagem de poder pagar em até 35 anos e, caso financie diretamente em um Feirão, poderá encontrar imóveis com preços ainda mais acessíveis.

Como financiar um imóvel usado no Feirão da Caixa

O Feirão da Caixa é um evento que disponibiliza imóveis novos e usados, apartamentos e casas, com os menores preços do mercado. O evento conta com a presença de imobiliárias e construtoras dispostas a negociar diretamente com o consumidor, baixando os preços e até oferecendo descontos em outras áreas.

Qualquer pessoa pode comparecer ao feirão e conferir as ofertas. A vantagem é que o evento possui preços realmente muito baixos, você pode fazer a simulação no local e ainda gastará menos. Para fazer a simulação no local é preciso ter em mãos documentos como RG, CPF, Carteira de Trabalho e Comprovantes de Renda. Após a simulação, se o resultado lhe agradar, é possível dar entrada no contrato do financiamento. Depois você só precisará ir até a agência mais próxima para finalizar o contrato e ter o seu imóvel.

Imóvel novo ou usado?

Tudo depende do que você precisa, dos preços e dos imóveis que você encontrar. Às vezes um imóvel usado está mais acessível e em ótimas condições, não tendo assim porque optar por um novo. Antes de decidir que você comprará um imóvel usado, sempre verifique todas as opções.

Você pode também sempre buscar ajuda profissional de consultores no mercado imobiliário. Eles lhe passaram as expectativas para o mercado nos próximos meses, além de lhe apresentar as melhores opções de compra de acordo com o seu estilo de vida e sua renda. Esse é o momento, aproveite e saia do aluguel. Confira agora mesmo todas as ofertas nas imobiliárias mais próximas de você.